Roberto Di Benedetto

lattes

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP/UERJ (2015). Atualmente é Diretor da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Positivo, Coordenador Acadêmico do Direito da Universidade Positivo, professor titular da Universidade Positivo, Avaliador de Curso de Graduação em Direito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação – INEP/MEC. Foi pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Sociologia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Direito, Sociologia do Direito, Ensino Jurídico e desenvolve pesquisas sobre o Poder Judiciário e Direito do Trabalho

Publicações

Di Benedetto, Roberto. Revendo mais de 70 anos em menos de 7 meses: a tramitação da reforma trabalhista do governo Temer. Revista espaço jurídico, v. 18, p. 545-568, 2017.

Di Benedetto, Roberto. O Fundo de Garantia das Execuções Trabalhistas: a emenda constitucional e as iniciativas de regulamentação. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XV Encontro Nacional da ABET – Trabalho, crise e desigualdades: caminhos e descaminhos da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: ABET, 2017.

Di Benedetto, Roberto. O papel dos magistrados trabalhistas e de suas associações na construção de direitos: a presença da Anamatra nas decisões da Justiça do Trabalho. In: 40º Encontro Anual da ANPOCS, 2016, Caxambu. Anais do 40º Encontro Anual da ANPOCS, 2016.

CAMPOS, André Gambier; Di Benedetto, Roberto. Insumos para a regulamentação do FUNGET: informações sobre execuções na Justiça do Trabalho. Texto para Discussão (IPEA. Brasília), v. 2140, p. 1, 2015.